quarta-feira, 14 de julho de 2010

psicodrama e Coaching

O PSICODRAMA

O Psicodrama é uma metodologia de investigação e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou mesmo no relacionamento de uma pessoa consigo mesma, criada por JACOB LEVY MORENO (1889-1974).

Introduzido por Jacob Levy Moreno no final da década de 20 como terapia de grupo, com o objetivo de favorecer as relações vivas e diretas com as emoções, sentimentos e fantasias do sujeito, graças às possibilidades expressivas que permeiam a representação teatral.

O Psicodrama considera o exercício da espontaneidade e da criatividade, a aprendizagem de papéis e o desenvolvimento das redes relacionais como elementos facilitadores e transformadores do desenvolvimento social e pessoal do ser humano. Neste novo milênio, a sociedade exige uma ação criativa, articulada e participativa que viabilize soluções para as questões sociais da atualidade. O Psicodrama é uma das alternativas adequadas que favorece a realização dos projetos pessoais e grupais. Por isso, ele está nos Consultórios, Escolas, Organizações, Comunidades e demais contextos onde a ação psicodramática encontra possibilidades de transformação, expandindo os recursos disponíveis dos grupos e de cada indivíduo.

Coaching é a palavra inglesa que se refere ao ato de treinar alguém. A palavra Coach traduzida para o português significa treinador. Para todos nós, a figura do treinador de futebol é a que mais se aproxima de quem tem a função de coach. Ele estimula um jogador ou um time inteiro a trabalhar em equipe, a se manter informado sobre o que acontece com seus adversários, a aceitar e vencer desafios.

O coach atua encorajando e/ou motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe habilidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais e/ou pessoais, visando a satisfação de objetivos definidos por ambos.

O trabalho inicia-se normalmente pela definição dos objetivos visados pelo cliente, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe, a motivação de equipes e outras.

O coach avalia as forças e fraquezas do seu cliente face aos objetivos visados e ao meio em que este atua e define um plano que permita alcançar os resultados desejados. Ele ajuda indivíduos e organizações a se desenvolverem mais rápido e a produzirem resultados mais satisfatórios.
Existem basicamente dois tipos de coaching:

1) O coaching executivo, direcionado para desenvolvimento de competências de liderança, que foca as habilidades para produzir resultados e a modificação de comportamentos que reduzam sua efetividade. Pode ser direcionado para coaching de habilidades, performance, desenvolvimento ou negócios.

2) O coaching de desenvolvimento pessoal, direcionado para as competências em outras áreas além da profissional. Neste sentido, o processo pode atingir temas como: ser mais decisivo, melhorar a administração do tempo, valorizar diversidade, desenvolver potenciais, resolver conflitos, aumentar autoconfiança, comunicar-se com mais eficiência, entre outros.

O Coaching é uma parceria entre o Coach e o Cliente, ajudando-o a atingir o seu melhor e a produzir os resultados que ele quer na sua vida profissional e pessoal.

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