sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Psicologia e Consultoria de Imagem!




Mais importante que SER e ESTAR, é SE SENTIR BONITO(A)!!

"Diante da importância do uso da imagem na mídia, percebeu-se problemas ligados a auto-estima e outros conflitos de imagem pessoal, onde muitas pessoas não sabem mais distinguir o limite do que é saudável e do que não é para  se ter a imagem que deseja. Por isso a a Psicologia se torna de fundamental importância, pois visa trabalhar esses conflitos, tendo um resultado satisfatório consigo mesmo. Conheça mais sobre este trabalho inovador."


CAROLINA VOLTOLINI
Psicologa e Consultora de Imagem
CRP 12/11497



Importância do Acompanhamento Psicológico 
nas Cirurgias Plasticas

O atendimento psicológico aliado ao trabalho do cirurgião plástico contribui para uma melhor evolução do paciente auxiliando nas dificuldades que possam aparecer durante o processo cirúrgico, reduzindo o grau de ansiedade e stress e contribuindo para que o paciente alcance os seus objetivos e conquiste sua auto-estima. O foco principal é a auto-estima e satisfação do paciente.
Lembrando que, qualquer grau de ansiedade de maior nível pode fazer com que um tratamento custe a se concluir de forma satisfatória. Devido á isso, o acompanhamento psicológico no pré-operatório prepara o paciente para encarar a cirurgia de um modo mais tranqüilo, pois atua no sentido de baixar os níveis de ansiedade e stress e também de fazer com que o sujeito reconheça e assuma  como seus, e não dos outros, os desejos que estão em jogo na decisão tomada em se submeter a um procedimento cirúrgico, tendo como objetivo garantir a satisfação do paciente com a cirurgia plástica, contribuindo para um aumento da sua auto-estima e preparando o seu psíquico para as futuras mudanças que o seu corpo sofrerá. Este trabalho contribui para que o paciente não veja a parte modificada do seu corpo como irreal ou separada de si, essa mudança deve ser elaborada psíquicamente e incorporada no seu sistema de representações internas. As mudanças do corpo estão diretamente ligadas com mudanças na mente.
Já no acompanhamento no pós operatório, segue a ideia de que toda mudança precisa ser trabalhada interiormente para que surta o máximo o efeito esperado. Devido à isso é de suma importância que de se trabalhar, após a cirurgia, as questões dos conflitos entre as imagens, dando ênfase a nova imagem adquirida.  Há casos em que a pessoa não consegue elaborar uma emoção, então o corpo fala por ela, por exemplo, se está ansiosa acaba comendo mais.
O objetivo é ajudar o paciente a entender que muitas vezes os comportamentos surgidos após a cirurgia não são de responsabilidade do médico, mas sim uma dificuldade do próprio paciente em manter os resultados ou elaborar a perda de algo que sempre fez parte de si e agora não faz mais. 
O foco é proporcionar o bem estar ao paciente, auxiliando o paciente a buscar um equilíbrio entre a imagem real e a imagem idealizada, fazendo com  adquira um estilo de vida mais satisfatório com a nova imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário